sábado, 26 de março de 2011

Saiba as Diferenças Entre As Especializações

Pós-graduação: o sucesso está muito além do diploma universitário
Você já deve ter visto outdoors nas principais cidades brasileiras propagando cursos de MBA. A sigla, muita gente não sabe o significado, é a extensão da moda aos cursos universitários. Em inglês quer dizer Master Business Administration, ou seja, mestrado em administração de negócios. É uma pós-graduação voltada para executivos e um dos caminhos a serem seguidos depois de você vestir a beca e receber seu diploma universitário. MBA é uma febre? Talvez uma necessidade para quem planeja construir uma carreira brilhante.

E qual é a pós-graduação que mais se encaixa em seu currículo? Bom, de início saiba que os cursos de pós se dividem em dois grupos:

Lato Sensu - Não concede diploma e sim um certificado de conclusão e habilitam o profissional a exercer uma atividade especializada e não exige a defesa de tese. Veja quais são seus cursos no Brasil:

Especialização - O aluno se especializa em uma área específica de atuação e aprofunda seus conhecimentos. É necessário, segundo o MEC, um mínimo de 360 horas-aula. Normalmente é obrigatória a redação de uma monografia no final. Para graduados.

MBA - É uma especialização voltada a administradores e executivos, que hoje é muito procurada também por outros profissionais, como engenheiros, por exemplo, em busca de uma melhor técnica para gerenciamento. Normalmente se exige proficiência em língua estrangeira. É necessário, segundo o MEC, um mínimo de 360 horas-aula. A redação de uma monografia encerra o trabalho. Para graduados e, em algumas instituições, com experiência profissional.

Stricto Sensu - São os cursos de mestrado e doutorado (assim, concedem títulos a mestres e doutores). É necessária a defesa de tese e é voltado mais aos profissionais de pesquisa e educação. Veja quais são seus cursos no Brasil:

Mestrado - Voltado para professores com domínio em temas específicos e pode ser necessária a graduação na área correspondente. Normalmente o curso é feito em dois anos e o trabalho de conclusão é uma dissertação defendida diante de banca examinadora. Atenção: consulte a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para saber se o diploma do curso escolhido é homologado pelo MEC -
www.capes.gov.br. Para graduados.
Mestrado profissionalizante - É voltado para o aperfeiçoamento de profissionais, a pedido de empresas, normalmente. Tem duração de dois a quatro anos. Também é preciso consultar a Capes para saber se o diploma é reconhecido pelo MEC. Para graduados na área correspondente.

Doutorado - Composto de cursos específicos na formação de pesquisadores. Tem em média a duração de quatro ou cinco anos. Em seu trabalho de conclusão, o aluno terá que defender uma tese, provando seu ponto de vista. Para graduados - não é necessário ter feito mestrado anteriormente, apesar de ser o mais comum.

Pós-doutorado - Voltado somente para doutores que vão desenvolver pesquisas específicas em projetos nacionais ou internacionais. O curso pode chegar até a três anos e geralmente é concluído com a publicação de um livro. Para quem já tem doutorado. 
 Como fazer pós-graduação no exterior, com bolsas de estudos
É possível aperfeiçoar seus estudos em outro país com bolsas de estudos financiadas pelo Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A Capes, por exemplo, tem um acordo de cooperação internacional com Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, EUA, França, Portugal e Uruguai. A entidade financia intercâmbio de professores e intercâmbio de alunos, além de uma quantia para o custeio das atividades do Projeto.

É imprescindível que os grupos de pesquisa brasileiros estejam ligados a programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, preferencialmente com nota igual ou superior a 5 na última avaliação da Capes.
A entidade ainda concede bolsa de doutorado em instituições considerada por ela de excelência e prestígio internacional em áreas carentes no Brasil. Também há bolsa de estágio a doutorando, para quem ainda está realizando o curso, e pós-doutorando, voltado a doutores, com duração de 12 meses.

O CNPq tem bolsas no exterior para estágio sênior, doutorado, pós-doutorado, doutorado sanduíche (desenvolvido parte no Brasil e parte no exterior) e aperfeiçoamento. E a entidade dá algumas dicas para conseguir a conclusão de sua pós em outro país:
Negocie diretamente com a universidade desejada uma bolsa de estudo ou desconto
Procurar representantes ligados às entidades que oferecem bolsa ou loan (empréstimo a ser ressarcido quando o estudante terminar o curso e entrar no mercado de trabalho)
Faça uma pesquisa abrangente e escolha com cautela o curso e a universidade
Verifique se a universidade atende à legislação brasileira

Bibliografia da pós-graduação
A bibliografia para quem vai fazer monografia, dissertação ou defender uma tese
Victoriano, Benedito A. D. e Garcia, Carla.C. Produzindo Monografia. 1ª edição. São Paulo, Editora Publisher, 1996.
Inácio Filho, Geraldo. A Monografia na Universidade. 2ª edição. São Paulo, Papirus Editora, 1998
Levine, Joseph. "Writing and Presenting Your Thesis or Dissertation" (Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação), traduzido por José Chotguis, Universidade Federal do Paraná
www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm
Eco, Umberto. Como se Faz uma Tese. 17ª edição, São Paulo, Editora Perspectiva, 1977
Hübner, Maria Martha. Guia para Elaboração de Monografias e Projetos de Dissertação de Mestrado e Doutorado. Editora Pioneira, 1998
Freitas, Maria Éster de. Viva a Tese: um Guia de Sobrevivência. Rio de Janeiro. FGV
Veja se seu curso é reconhecido pelo MEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avalia os milhares de cursos de pós-graduação espalhados pelo Brasil. E dá notas a eles. Portanto, antes de se inscrever em uma universidade, veja se a pós oferecida por ela tem reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Caso contrário todo seu esforço foi em vão.
A lista dos cursos avaliados pela Capes pode ser analisada via Internet (acesse o site da entidade -
http://www.capes.gov.br/ - e procure o item avaliação. É possível ver a análise por regiões ou disciplinas, além da implantação de novos mestrados e doutorados.  
Links de interesse
Capes - Além de oferecer bolsas de estudos no Brasil e no Exterior, lista os cursos de pós-graduação homologados pelo MEC.
http://www.capes.gov.br/
CNPq - Órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia que também dá bolsas de estudos no Brasil e no Exterior para cursos de pós-graduação.
http://www.cnpq.br/
MEC - É quem homologa um curso de pós-graduação.
http://www.mec.gov.br/
Anped - É a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, cujo site traz notícias sobre especialização, mestrado e doutorado.
http://www.anped.org.br/ 
Subir
O bê-a-bá da pós-graduação
Banca - É a comissão examinadora formada por professores que vai avaliar seu trabalho
Bolsa - Auxílio financeiro conseguido junto a entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do seu trabalho de pós-graduação
Dissertação - É o trabalho de conclusão de mestrado. É escrito e defendido publicamente
Expansão ou atualização - Cursos para aprimoramento profissional, sem valor de pós-graduação
GMAT - É uma espécie de vestibular para admissão em cursos de pós-graduação em administração nos Estados Unidos
Lato Sensu - São os cursos de especialização, para aperfeiçoamento técnico profissionalizante
MBA - (Master Business Administration), um mestrado para administração de negócios
Sanduíche - É uma bolsa especial concedida por instituições governamentais, como Capes e CNPq. Para quem já está matriculado em um curso de pós no Brasil e vai desenvolver parte de seu estudo no Exterior
Stricto Sensu - São os cursos de mestrado e doutorado, voltados para pesquisadores.
Tese - É o trabalho de conclusão de doutorado. É preciso defende-lo junto à banca examinadora
Fontes: CNPq, Guia do Estudante (Editora Abril) e Dicionário Aurélio
http://www.bb.com.br/
 

Nenhum comentário: